• Carnaval 2024: Operação da Seop e da GM-Rio contará com emprego de cerca de 800 agentes por dia nos desfiles do Sambódromo
Publicado em 07/02/2024 - 09:45  |  Atualizado

A operação especial da Secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) para os desfiles das Escolas de Samba no Sambódromo, no Centro do Rio, vai contar com o emprego de 800 agentes por dia de desfile. A operação terá início na quinta-feira (08/02) com ações preventivas de monitoramento e fiscalização de trânsito e vai se estender até o Desfile das Campeãs, que vai acontecer no dia 17. Serão utilizadas 60 viaturas, além de oito reboques e um caminhão para dar suporte ao efetivo.

As equipes da Seop e da GM-Rio atuarão na área externa e na área interna do Sambódromo para promover o ordenamento urbano e a segurança dos foliões, além de prestar auxílio em situações emergências. No interior do Sambódromo, as equipes atuarão no entorno dos postos de saúde que serão montados no local e também no controle da área de dispersão. Equipes da Ronda Maria da Penha (RMP) também estarão presentes em pontos estratégicos da Sapucaí, dos setores 3 a 11,  atuando na coerção a flagrantes de violência contra a mulher e no acolhimento emergencial, além da divulgação da Rede de Atendimento Especializado.

“A SEOP e a Guarda Municipal montaram uma operação robusta para os desfiles na Marquês de Sapucaí, com o acréscimo de 20% do efetivo, em relação ao ano passado. Além das ações de ordenamento para coibir especialmente a venda de garrafas de vidro pelo comércio ambulante, e trânsito, atuando nos bloqueios de vias, realizaremos também fiscalizações nos táxis e transporte complementar. Será uma atuação bastante ampla, mas estamos prontos para entregar um carnaval com ordem e segurança para os cariocas e turistas do mundo todo”, destaca o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Na área externa, o foco da atuação será em suporte aos bloqueios viários e também às ações dos fiscais da Subsecretaria de Operações e da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) na fiscalização de comércio ambulante. Os guardas municipais ainda atuarão na coerção a delitos, promovendo ações de patrulhamento preventivo. As equipes da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC) e Gerência de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (GFer) vão atuar no entorno para coibir as vans piratas e o estacionamento irregular. A GM-Rio também atuará na fiscalização da área de manobra dos carros alegóricos que acessam a Sapucaí durante o desfile, na Avenida Frei Caneca e ruas de interseção.

“A complexidade da operação para os desfiles do Sambódromo exige uma atenção especial às ações de trânsito, porque envolve o fechamento de vias, desvio de trânsito e a circulação de carros alegóricos. Nosso efetivo estará empenhado para reduzir os impactos na fluidez e zelar pela segurança viária. Os guardas municipais também vão atuar com foco na segurança das pessoas que vão desfilar e que vão assistir ao espetáculo. Nosso objetivo é que a população possa desfrutar do Carnaval com segurança e ordem”, destaca o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.

As equipes empenhadas na operação vão contar com apoio de um carro comando, localizado entre as ruas Frei Caneca e Salvador Sá, que será operado por guardas da Gerência de Controle Operacional (GCO), no monitoramento de câmeras do Centro de Operações Rio para dar mais agilidade no atendimento a demandas e situações que exijam intervenção das equipes da GM-Rio. . Haverá ainda a distribuição de pulseiras de identificação para crianças durante o desfile das Escolas de Samba. A ação será realizada pelos guardas do Grupamento de Ronda Escolar (GRE).

Créditos: Fábio Costa

Créditos: Robert Gomes