Guarda Municipal recebe novos smartphones para ações de fiscalização

• Guarda Municipal recebe novos smartphones para ações de fiscalização
Publicado em 22/12/2022 - 11:19  |  Atualizado em 22/12/2022 - 11:56
Crédito: Fábio Costa

Última aquisição de equipamentos havia acontecido em 2015. Telefones contêm aplicativos fundamentais para a rotina operacional da instituição

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) recebeu novos smartphones para emprego nas ações da rotina operacional da instituição, que envolve desde o atendimento aos chamados da Central 1746 até a aplicação de penalidades nas fiscalizações realizadas pelos guardas municipais, como é o caso da coerção à perturbação do sossego. Ao todo são 1.655 novos aparelhos, do modelo Samsung A13, todos já atualizados com aplicativos operacionais, que estão sendo distribuídos gradativamente entre as unidades. A última aquisição de aparelhos realizada pela instituição foi em 2015. Os novos telefones já serão empregados na operação especial da GM-Rio para o Réveillon 22/23.

A tecnologia traz muitos benefícios e esse sistema vai facilitar e agilizar o trabalho da GM-Rio. No caso de um acidente de trânsito, por exemplo, quanto mais cedo o guarda chegar, mais rápido pode auxiliar a vítima e organizar o trânsito na região.

– Essa retomada tecnológica da Guarda é fundamental porque vai trazer melhores condições de trabalho para os agentes e vai aprimorar também a capacidade de supervisionar o serviço prestado. Dessa forma, conseguiremos dar mais respostas e respostas mais rápidas às demandas da população, uma vez que, sabendo a localização exata dos agentes, vai nos permitir colocar nossos efetivos nas áreas mais necessitadas. A tecnologia tem que ser uma aliada da gestão pública e das políticas públicas, destaca o secretário de Ordem Pública Brenno Carnevale.

Crédito: Robert Gomes

A distribuição dos novos aparelhos começou pelas equipes da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (CAC), que é responsável pela fiscalização da perturbação do sossego, do Lixo Zero e por coibir a evasão nos sistemas de transportes BRT e VLT. Todos os telefones já vem com os aplicativos GMmobile, InfraRio e Lixo Zero para pronto emprego pelos agentes. Além disso, também será permitido o acesso à rede social Whatsapp para comunicação interna com a base e interação nos grupos das unidades operacionais.

–  A Guarda Municipal hoje, além das ações de patrulhamento preventivo, desempenha diversas atividades de fiscalização na nossa cidade, com foco no ordenamento urbano. Devido a natureza desse tipo de serviço, os aparelhos de telefone celular se tornaram ferramentas essenciais no dia a dia dos guardas. Essa renovação vai trazer muitos benefícios para a rotina operacional, otimizando o atendimento dos nossos agentes – destaca o comandante da instituição, inspetor geral José Ricardo Soares.

O aplicativo Gmmobile 2.0, que está acoplado ao aparelho, foi criado pela equipe da Diretoria de Desenvolvimento  Tecnológico (DDT) da GM-Rio. Junto com o mapa operacional, esse aplicativo  permite o acompanhamento em tempo real via smartphone das ocorrências e também o registro das mais variadas desordens. Quando uma ocorrência chega até a unidade, por solicitação de um órgão ou de um contribuinte, através do 1746, a solicitação aparece no mapa operacional e fica pendente. Por meio do programa, pode-se verificar o guarda que está mais perto da ocorrência, por meio do sistema GPS, e deslocá-lo para o local. O mapa operacional ainda permite verificar todas as informações do guarda que está na rua, e até mesmo como está o nível de bateria do smartphone dele e o sinal da região onde ele está.

Outra nova funcionalidade do aparelho será o preenchimento online do BDT (Boletim Diário de Transporte),por meio do sistema Viatran 2.0.  Esse sistema trouxe a eliminação do preenchimento do BDT, proporcionando uma economia na utilização de papel. Como o BDT deve ser preenchido a cada deslocamento de viatura, com informações como quilometragem, condutor e destino da missão, eram utilizados diversos papéis desse tipo por todas as unidades operacionais e setores administrativos da GM-Rio, podendo chegar até cerca de mil documentos em um único dia. O preenchimento das informações é obrigatório, promovendo transparência e segurança tanto para a instituição quanto para os condutores. A substituição do papel pelo meio digital é mais um avanço visando à eficiência e à sustentabilidade.