• Operação da SEOP e da GM-Rio para o show da Madonna conta com emprego de 1.130 agentes
Publicado em 25/04/2024 - 12:35  |  Atualizado em 02/05/2024 - 11:32

Guardas usarão quadriciclos adquiridos esse mês no patrulhamento da faixa de areia

O esquema operacional da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) para o show da cantora Madonna, que acontecerá no dia 04 de maio, na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, contará com emprego de 1.130 agentes, 71 viaturas, 32 motocicletas e 10 reboques. As equipes da SEOP e da GM-Rio atuarão em ações de ordenamento urbano e de trânsito, além de promover a segurança dos cariocas e turistas que assistirão ao show de celebração pelos 40 anos de carreira da diva pop.

Somente nas ações de ordenamento urbano e com foco no bem-estar e auxílio à segurança dos cidadãos serão mais de 60 postos de atuação da Guarda Municipal na orla e vias de acesso ao bairro de Copacabana, com atenção especial a pontos de bloqueio e suporte no entorno dos postos médicos montados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A GM-Rio também vai contar com ação estratégica do Grupamento de Operações com Cães (GOC), no patrulhamento preventivo no entorno das estações de metrô Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos, em Copacabana. A presença dos cães visa promover maior sensação de segurança a quem vai se deslocar na área e também auxiliar na inibição e contenção de possíveis tumultos ou aglomerações.

“A SEOP e a Guarda Municipal estarão em Copacabana, com diversos dos seus órgãos, realizando ações de ordenamento e auxilio à segurança pública. Nossa atuação terá foco em evitar a entrada de grandes estruturas, especialmente com garrafas de vidro, na fiscalização do estacionamento irregular, uma vez o bairro estará com diversas proibições, e na garantia dos bloqueios de trânsito. Contamos com a ajuda da população para termos um show com muito ordenamento e segurança”, reforça o secretário de Ordem Pública Brenno Carnevale.

A operação da Guarda Municipal ainda vai contar com emprego de cinco quadriciclos para o patrulhamento nas areias da praia de Copacabana. Os veículos de médio porte foram adquiridos esse mês com verba oriunda de emenda parlamentar e serão empregados pela primeira vez no show da Madonna. Esse tipo de veículo é ideal para o deslocamento em terrenos irregulares ou acidentados, como é o caso da areia das praias, dando maior mobilidade e rapidez na fiscalização e também no atendimento a demandas emergenciais.

As equipes da SEOP atuarão no ordenamento e fiscalização dos barraqueiros de praia e comércio ambulante. Vale lembrar que a venda de bebidas em garrafas de vidro é proibida e caso haja o flagrante, a mercadoria será apreendida. Os agentes da GM-Rio vão atuar na fiscalização das posturas municipais e na distribuição de pulseiras de identificação de crianças na praia durante o dia, até às 17h. A operação vai contar ainda com emprego do efetivo da Ronda Maria da Penha. As equipes vão atuar de forma preventiva para orientar pessoas sobre a violência contra as mulheres e em casos flagrantes.

No ordenamento e fiscalização do trânsito, a Guarda Municipal vai atuar na coerção ao estacionamento irregular e atuação nos bloqueios implementados pela CET-Rio, além da fiscalização da área de lazer de Copacabana e nos bloqueios viários em Botafogo e no Parque do Flamengo. A SEOP também atuará na fiscalização de táxis para coibir infrações e a cobrança indevida de corridas (corrida “no tiro”), e no transporte complementar para impedir a atuação do transporte ilegal de passageiros (o transporte “pirata”). Além disso, os reboques serão empregados para remoção de veículos flagrados estacionados irregularmente.

Fotos e vídeos: https://www.flickr.com/photos/200043827@N04/albums/72177720316619533/

Créditos: Fábio Costa