• Seop expande o programa Ambulante em Harmonia para os bairros do Catete e do Centro
Publicado em 28/03/2022 - 16:55  |  Atualizado em 28/03/2022 - 18:01

A Secretaria de Ordem Pública realiza nesta semana mais duas expansões do programa Ambulante em Harmonia, desta vez para localidades dos bairros do Catete e do Centro. Com essas entregas, passam a ser sete os locais contemplados com o programa. Os bairros de Bonsucesso, Taquara, Méier, Cacuia e Vila Isabel já receberam o projeto, totalizando 409 novas autorizações concedidas e 846 novas barracas entregues aos comerciantes ambulantes.

Nesta terça-feira (22/3), o programa foi inaugurado na Rua do Catete. Lá, foram concedidas 120 novas licenças, sendo 86 mapeadas em solo pelas equipes da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) e 36 da lista do Cadastro Único de Comerciante Ambulante (Cuca), além de 250 novas barracas entregues para ambulantes antigos e novos.

– Essa é mais uma entrega de novas licenças e novos equipamentos para que os ambulantes possam exercer seu trabalho com dignidade. O projeto Ambulante em Harmonia continuará a ser expandido para outras localidades do município – afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

A comerciante ambulante Ana Claudia Martins, de 55 anos, se emocionou ao receber sua licença de trabalho.

– Eu sempre trabalhei na rua. Receber uma licença é uma expectativa de muitos anos. Hoje foi a concretização desse meu sonho, que era ter uma licença para trabalhar de forma legal. Para muitos pode parecer insignificante, mas para nós é muito importante, uma vez que agora trabalhamos dentro da ordem. É uma conquista muito grande – destacou a ambulante.

– Hoje é um dia importante para o ordenamento no bairro do Catete. É fundamental que pedestres, comércio constituído e ambulantes convivam em harmonia, cumprindo as regras e permitindo a livre circulação nas calçadas – disse Flávio Valle, subprefeito da Zona Sul.

Novas entregas na quinta-feira

Já na quinta-feira (24/3), o projeto Ambulante em Harmonia chegará à Praça Mário Lago, na região conhecida como Buraco do Lume, no Centro do Rio. No local, 53 novas barracas serão entregues aos ambulantes que já possuem autorização para permanência na área.

O programa tem o objetivo de promover o ordenamento em áreas que possuem forte concentração comercial, além de harmonizar os espaços públicos entre o comércio constituído, pedestres e os ambulantes.

A Prefeitura disponibilizou barracas padronizadas para os profissionais. Além disso, eles também terão avental e cartão de identificação para indicar que estão em situação regular. O cartão deve ser apresentado durante as fiscalizações de rotina feitas por agentes da Coordenadoria de Controle Urbano da Seop.