Prefeitura do Rio apreende 31 materiais perfurocortantes em cracolândia na Avenida Brasil

Publicado em 11/01/2023 - 12:37  |  Atualizado
Créditos: Divulgação Seop

Ação de ordenamento recolheu quatro toneladas de lixo e abordou 96 pessoas em situação de rua

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Subprefeitura da Zona Norte, realizaram nesta madrugada, dia 11, operação de ordenamento e acolhimento às pessoas em situação de rua na Avenida Brasil, na altura do Parque União. Os agentes apreenderam 31 materiais perfurocortantes e atenderam 96 pessoas em situação de rua.

Durante a ação, os agentes encontraram dentro de umas da estações do BRT, que está desativada, sete facas, um canivete e um perfurador. Já no canteiro central da Avenida Brasil foram apreendidos duas tesouras, uma serrinha e quatro alicates. Foram também encontradas três munições de arma de fogo. Parte da avenida foi parcialmente fechada para a realização dessa ação.

“A Seop vai passar a fazer diariamente essas operações de ordenamento na Avenida Brasil, na altura do Parque União, justamente para impedir a formação de qualquer cracolândia naquela região. Nessa madrugada nós conseguimos apreender facas, nós apreendemos munições de arma de fogo e foram recolhidas quatro toneladas de lixo e entulho de material irregularmente depositado e deixado em área pública. A prefeitura, através da Secretaria de Ordem Pública e Guarda Municipal, continuará fazendo ações de ordenamento para combater a formação de cracolândia e desocupar o espaço público que vem sendo irregularmente ocupado e apreender materiais que possam vir a ser utilizados para a prática de crimes”, ressalta o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Foram abordadas 96 pessoas em situação de rua, mas nenhuma quis receber atendimento e ser acolhida pela prefeitura. A Comlurb removeu aproximadamente quatro toneladas de lixo e de estruturas (madeiras e ferros usados para fazer abrigo).

“A prefeitura cumpre a sua atribuição, de promover o ordenamento e acolher as pessoas em situação de rua. Mas enquanto somente houver estas ações e não acontecer um movimento conjunto para combater o fornecimento de armas e drogas nas comunidades, o resultado não será diferente do que estamos obtendo”, afirmou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

Participaram da operação agentes da Subsecretaria de Operações da Seop, Guarda Municipal, Subprefeitura da Zona Norte, Secretaria de Assistência Social, Comlurb e Polícia Militar.