SEOP entrega kits de identificação para ambulantes que atuam nas areias do Rio

Publicado em 10/03/2023 - 16:14  |  Atualizado
Crédito: Fábio Costa

Comerciantes itinerantes receberão coletes e crachás de identificação

A Secretaria de Ordem Pública realizará nos próximos dias 13,14 e 15 a entrega de 400 coletes de identificação e crachás de autorização para os ambulantes tiracolo (cangas, biquínis, mate, biscoitos, protetores solares, entre outros) de toda a orla do município do Rio. A novidade é que crachás possuirão um QR code que tanto os agentes fiscalizadores, quanto a própria população poderá checar a situação do ambulante.
Para retirar as novas identificações é necessário que os comerciantes ambulantes levem o documento de identidade com foto, além do documento de autorização atualizado (TUAP) na Coordenadoria de Controle Urbano (Rua Ministro Hélio Beltrão, nº 50 – Estácio), das 10h às 16h.

Os profissionais também receberão uma palestra promovida pela Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), órgão vinculado à Seop, sobre bom uso do material, boas práticas e regras que precisam ser cumpridas durante a permanência nas praias.

“Além de auxiliar na fiscalização pelos agentes municipais, as novas identificações servirão também para que tanto a população carioca, quanto os turistas que frequentam as praias do Rio, saibam de forma clara, que aquele ambulante é regularizado. Isso traz mais segurança, transparência e garantia para a população”, destaca o Secretário de Ordem Pública Brenno Carnevale.

Inicialmente a abordagem dos agentes será educativa, no sentido de conscientizar os ambulantes sobre a importância e necessidade da utilização do equipamento de identificação. A multa pela não utilização do crachá e colete será de R$420,00.
Em 2022 a SEOP já havia entregue 40 guarda-sóis para cada barraqueiro da orla da cidade.